Tratamento capilar – Encontre já soluções para a perda de cabelo. INFO

E-book

Nutrição

Nutrição

Para que o cabelo se mantenha saudável, possa renovar-se ou mantenha seu equilíbrio é necessário uma série de nutrientes que são os que lhe proporcionam a força e o vigor necessário para que se mostre com vitalidade e previna alterações que o convertem em demasiado gorduroso ou seco. Isto permitirá proteger-lo contra a formação de caspa e fortalecer-lo contra a calvície prematura. Muitos dos nutrientes são derivados animais, como os ovos, o leite, os peixes, as carnes ou as vísceras animais

Sem dúvida, aqueles que preferem ter uma alimentação com alimentos de procedência vegetal, as plantas podem proporcionar todos os componentes requeridos, como veremos mais adiante. Não escove seus cabelos porque poderia aumentar a queda. Use escovas ou pentes com separações largas e mantenha o couro cabeludo sempre limpo.

Como melhorar o cabelo

A lavagem habitual deve ser de um mínimo de duas vezes por semana. Os xampus não devem conter detergentes e os mais apropriados são os neutros que permitem incluso o seu uso diário.

Depois de banhar-se na praia ou na piscina se deve lavar a cabeça para eliminar os restos de sal ou o cloro, pois ressecam muitíssimo o cabelo.

cabellos

Recomenda-se escovar-se com pentes ou escovas com separações largas e não abusar do secador que esquente excessivamente o couro cabeludo, nem de colorantes, lacas ou géis.

Realizar dois ou três minutos diários de exercícios de postura invertida para favorecer a irrigação sanguínea. Apoiando-se na parede, colocar o corpo em posição vertical com a cabeça para baixo e os pés para cima.

É aconselhável uma dieta sã, rica em alimentos naturais com a presença de vegetais variados, evitando alguns de origem animal como carnes muito gordurosas, mariscos, etc.

Evitar o stress o máximo possível. Para isso poderá realizar algum tipo de actividade de relaxamento que ajuda a superar-lo. Dormir bem ajuda a manter o cabelo em bom estado.

Sabia que…?

A cutícula pode perder-se total ou parcialmente em casos de doenças capilares, tratamentos cosméticos, radiação ultravioleta e outros factores.

A característica do cabelo está determinada pela forma em que emerge o folículo piloso do couro cabeludo: se o folículo está situado na vertical do couro cabeludo, crescerá liso. Se estiver oblíquo ou curvado, será ondulado.

Não existe cabelo com pigmento branco. O cabelo branco é na realidade transparente, o que passa é que ao enrolarem-se as camadas a luz rebate com essa cor. Um exemplo claro é o celofane cristalino que, ao ser enrolado, parece que é de cor branca.

O cabelo tem uma existência limitada de três anos, depois da qual cai e é substituído por outro. Assim como os animais, os seres humanos tem uma “muda” que é lenta porém contínua, já que diariamente caem de 50 a 100 cabelos.

Cortar ou raspar não o faz crescer mais depressa e tampouco é certo que chamuscando suas pontas se impeça a fuga de suas substâncias vitais porque o cabelo fora do folículo está morto. Por esta razão, puxar fortemente uma mecha provoca dor, porque os cabelos estão enraizados; pelo contrário, cortá-los não causa nenhuma dor.

Quando a alopecia é demasiado avançada ou não pode deter-se, se recorre às perucas. As malhas são indetectáveis porque estão fabricadas com um material sintético que se torna invisível ao contacto com o couro cabeludo. As modernas podem ser lavadas, é possível dormir com elas e levá-las vários dias sem necessidade de removê-las. Se mostram desde todo ângulo e mostrando sem medo a parte frontal.

Deve-se evitar…

Hábitos que aceleram a perda de cabelo como:

  • Ingestão de tabaco, álcool o café
  • Alimentação desequilibrada, com excesso de açúcares, gorduras saturadas e frituras que dificultam a circulação de sangue até a raiz do cabelo e favorecem o surgimento de caspa e coceiras.

Poderá experimentar…

Há duas fórmulas com gergelim (benéfico para os rins) que ajudarão a fortalecer o cabelo:

  • Tostar 3 g de gergelim de 5 a 10 minutos e ferver 2 g de chá verde. Beba a infusão uma vez ao dia.
  • Tostar duas colheres de café de gergelim negro e tomar-las com duas nozes cada manhã em jejum durante alguns meses.

Tratamentos para combater a alopecia

Ferver colheres de sopa de rabo de cavalo. 7 colheres de sopa de alecrim. 7 colheres de sopa de urtiga. Ferver à fogo lento e tapado. Deixar repousar 10 minutos. Coar e lavar o cabelo, depois de lavá-lo normalmente que se realizará a ser possível com xampu alecrim. Dar massagens no couro cabeludo com esta água. Não secar com secador. Também é aconselhável o xampu de aloe vera, lavar a cabeça com uma mistura de 2 colheres de sopa de argila branca e lavar com água de maçã ou alecrim, o azeite de côco, a canela em pó, a decocção de mil-em-rama, o suco de urtigas frescas, a decocção de manjericão ou o sumo das folhas de bardena.

Massagem com suco de agrião

Bata no liquidificador 100 gramas de agrião e aplique o suco obtido directamente sobre o couro cabeludo. Massageie bem a cabeça e deixe-o actuar durante 30 minutos. Depois lava seu cabelo com um xampu normal. Pode-se aplicar este remédio duas vezes por semana.

Azeite e noz

Verta 250 cl. de aceite de oliva, mais ou menos, em um copo e acrescente 7 nozes peladas e picadas. Deixe-o repousar durante 7 dias em um lugar fresco e seco, mas não olvides mover-lo cada noite. A partir do sétimo dia, unte os dedos neste azeite e aplique-o no couro cabeludo com uma massagem rápida. Às 3 horas já poderá lavar-se o cabelo. Repita esta massagem três vezes ao mês.

Bálsamo de cebola

Ferva um litro de água e acrescente uma cebola descascada. Quando a cebola esteja suave e a água se tenha sido reduzido pela metade, coe o suco resultante e coloque-o em um dosificador. Aplica este bálsamo de cebola cada noite dando uma rápida massagem e deixe-o actuar até o dia seguinte. Faça-o durante 7 dias e descanse outros 15 se tiver que repetir a operação.

Tips para combater a perda de cabelo

  • Não exponha seus cabelos ao sol em excesso. Abusar da praia, da água do mar e do rio é um obstáculo ao crescimento do cabelo.
  • Evita o uso de géis, fixadores e outros produtos químicos comerciais de beleza para o cabelo, já que favorecem a queda. Busca produtos naturais para o cuidado de seu cabelo.
  • Não escove seus cabelos porque poderia aumentar sua queda. Use escovas com separações largas e mantenha o couro cabeludo limpo, evitando que os folículos se tapem.
  • Não abuse do uso de bonés, chapéus ou lenços, pois impedem a oxigenação do cabelo.
  • Evitar o uso de elásticos, gomas e outros acessórios para prender o cabelo, porque forçam e danificam os cabelos.
  • Não pinte o cabelo com produtos químicos que provocam a caída do cabelo.
  • Evitar o uso de secadores. Seque o cabelo, na medida do possível, de forma natural, em contacto com o ar.
  • Tratar de combater o estresse. É conveniente para evitar a contração dos vasos sanguíneos que alimentam ao cabelo, o que provocaria a desnutrição do couro cabeludo e o aumento da perda de cabelo.
Ganhe 5€ de boas vindas Inscreva-se e aproveite agora de 5€ de desconto e muitas outras ofertas